Praticar Pilates realmente emagrece?

Pilates Centro RJ - Estúdio Pilates André Lima

Hoje em dia a obesidade é um dos maiores problemas de saúde no mundo. No Brasil o aumento da população obesa é uma das maiores preocupações do ministério da saúde. O problema não é só a obesidade, mas o número de doenças associadas a ela como a diabetes, hipertensão e osteartrites. Iniciar e manter uma atividade física periódica é uma das melhores formas de evitar essas doenças.

Tipos de atividade física: pilates, aeróbicos, musculação

Até pouco tempo atrás, as orientações com relação a atividade física num programa de emagrecimento se limitavam apenas às atividades aeróbicas (caminhada, natação, bicicleta…), pois com este tipo de exercício a gordura é utilizada como fonte de energia. Apesar desta afirmação ser verdadeira, vários fatores não eram considerados na escolha de apenas exercícios aeróbicos como por exemplo a massa corporal magra e o metabolismo basal pós-exercício ( é uma forma matemática de calcular a quantidade calórica que o corpo necessita, em vinte e quatro horas, para manter-se nutrido durante o decorrer das atividades diárias).

Taxas de metabolismo basal:

Taxa de atividade

Quanto mais ativo, mais calorias seu corpo gasta durante o repouso, fazendo com que seu metabolismo fique acelerado e consequentemente você emagreça.

  1. Sedentários = 1.2 (pouco ou nenhum exercício)
  2. Levemente ativo = 1.375 (exercício leve 1 a 3 dias por semana)
  3. Moderadamente ativo = 1.55 (exercício moderado, faz esportes 3 a 5 dias por semana)
  4. Altamente ativo = 1.725 (exercício pesado de 5 a 6 dias por semana)
  5. Extremamente ativo = 1.9 (exercício pesado diariamente e até 2 vezes por dia).

Estudos recentes também apontam o treinamento de força (musculação, Pilates e etc) como fundamental no processo de emagrecimento, levando em consideração a freqüência semanal e intensidade dos exercícios. E já é mais do que sabido que o método Pilates, além de cuidar da flexibilidade e da postura, também é trabalhada a força, principalmente do CORE (musculatura abdominal e  músculos estabilizadores mais profundos da coluna).

Claro que dentro dos objetivos e características individuais de cada aluno. Portanto, o método Pilates, com o foco no treinamento de força, praticado pelo menos 3x por semana, com intensidades moderadas a altas são sim eficazes para o emagrecimento.

 

Atividades físicas paralelas

É fundamental também a inclusão de exercícios aeróbicos e uma dieta equilibrada no seu programa de treinamento para que efetivamente ocorra o emagrecimento.

E agora, o que falta para você começar a se exercitar?

 

Prof. André Lima
CREF 4515-G

 

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