Como surgiu o Pilates?

O criador desse método que ganhou seu nome, Joseph Hubertus Pilates, nasceu na Alemanha em 1880. Era uma criança frágil, asma e raquitismo eram alguma das doenças que o atingiam. Sua determinação em se tornar fisicamente mais forte o levou a estudar várias formas diferentes de movimento durante toda sua vida. Estudou e se tornou especialista em cultura física, mergulho, ginástica, além de se tornar artista de circo.

Joseph Pilates viveu uma vida longa e saudável, morreu em 1967 aos 87 anos, desde então o método cresceu muito e hoje em dia, o método Pilates não é usado mais somente como atividade física, mas também para fins de reabilitação, podendo tratar grande variedade de patologias.

Os exercícios de baixo impacto e de poucas repetições proporcionam resultados eficazes e, ao mesmo tempo, menos desgastes das articulações e dos músculos, tornando-o praticável por atletas profissionais e por pessoas sedentárias. Tem como característica fundamental a utilização de molas como resistência.

Um dos diferencias do Pilates está na sua versatilidade e na variedade de movimentos. Ao perceber melhoras em sua saúde física e mental, o aluno/paciente tem sua auto-estima elevada, melhorando assim, outras patologias relacionadas a falta de auto-estima.

A história de Joseph Pilates 

Conheça como o método nasceu nesse resumo bem interessante sobre a vida de Joseph Pilates.

 

Como praticar Pilates

Por poder ser executado de infinitas maneiras, é importante que todo praticante de Pilates seja orientado ou por fisioterapeutas ou professores de educação física, de acordo com seus objetivos e necessidades.

 

Compre online seu pacote de aulas com desconto!

O método Pilates possui 05 aparelhos específicos, além de acessórios, como bolas e elásticos. São eles:

  • Reformer – O primeiro equipamento criado por Joseph Pilates. Em forma de cama, é composto por carrinho deslizante que se move sobre trilhos e é ligado a molas para oferecer resistência variável. Foi inspirada em macas de hospital.
  • Cadillac – Possui 2 barras de ferro fixas a um colchão, barra de trapézio, 2 barras móveis-uma horizontal e outra vertical. Inspirado no trapézio do circo.
  • Combo chair – aparelho em forma de cadeira com estrutura de madeira, molas com resistências diferentes é usado para exercícios de sustentação postural.
  • Barrel – É um aparelho formado por meio barril almofadado, ligado a um espaldar a sua frente. Inspirado no antigo “cavalo” da ginástica olímpica.
  • Wall Unit – Como o nome diz, é uma “unidade de parede”. Na verdade é uma adaptação do cadillac, pois há apenas uma barra de ferro e um maca, chamada de Matt.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *